Onde comprar
seu seguro?
O seguro deve ser comprado
de corretora de seguros, ou corretor autônomo autorizado, ou diretamente na
empresa seguradora. Quando compra em banco, sem saber, o cliente também tem
a intermediação de uma seguradora. O corretor de seguros precisa estar regularmente
registrado na Susep (Superintendência de Seguros Privados).
O que o
segurado compra?
Compra o direito de cobertura
- na forma de indenização monetária ou reposição do bem - de uma determinada
perda, se ocorrer. Se o carro sofre colisão, o seguro contra acidentes paga
o conserto ou o carro completo, se houver perda total. O contrato precisa definir
claramente o que o seguro cobre. Se não estiver explicitado no contrato, não
haverá cobertura em caso de sinistro.
O que o
seguro não cobre?
Os contratos e apólices
de seguros costumam trazer também lista de exclusões de riscos que não são cobertos.
Compare a lista das coberturas com a lista das exclusões, para ver se o produto
realmente atende suas necessidades. As seguradoras procuram colocar fora do
alcance da apólice qualquer evento que não possa ser medido pelas tábuas estatísticas,
ou eventos improváveis ou de efeitos não avaliáveis, como casos de guerra, tumultos,
revolução, vandalismo e perturbação da ordem pública. Um seguro contra acidentes
de automóveis, por exemplo, não cobre danos causados em tumultos.
O que define
o valor do prêmio?
O valor do prêmio varia
de acordo com o tamanho do risco e o número de coberturas. Quanto maior o risco,
maior o prêmio. O seguro de uma casa numa região com grande número de roubos
custa mais do que o de outra numa região mais segura. Se o seguro cobre vários
riscos - como incêndio, roubo, danos a terceiros, responsabilidade civil - vai
custar mais caro do que um seguro simples.
Por que
a solidez da seguradora é importante?
Um dos pontos importantes
na escolha do seguro é a qualidade da instituição seguradora. Parece um trocadilho,
mas como qualquer empresa ou banco, é preciso avaliar com cuidado se a seguradora
tem saúde financeira agora e no longo prazo para suportar o pagamento de indenizações.
Não adianta fechar contrato com seguradora que tem prêmio barato, mas não paga
direito as indenizações, demora para pagar, ou está em condições precárias.
A Susep (Superintendência
de Seguros Privados) é responsável pela fiscalização do setor, inclusive para
garantir que as empresas estão administrando corretamente seu patrimônio para
pagamento de sinistros, sem colocar em risco os segurados. Uma dica valiosa
é verificar na Susep e no Procon como estão as reclamações contra a seguradora,
se ela paga direito, se atrasa, se resolve rapidamente os problemas dos consumidores
ou não.
Para reduzir riscos, as
seguradoras se associam, repartindo os riscos entre si. É o que se chama de
consórcio de seguradoras. Os contratos de resseguros e cosseguros permitem esta
divisão de risco entre estas empresas. No Brasil, o IRB (Instituto de Resseguros
do Brasil), empresa estatal cuja privatização está sendo discutida, administra
estas relações de consórcio entre empresas. Estas operações, para aumentar a
segurança do setor, envolvem também empresas internacionais. Quanto mais pulverizado
um risco, maior o nível de segurança.
Quando
pode haver aumento do valor do seguro?
O seguro somente pode ser
reajustado por ocasião de sua renovação. Contratos contínuos podem ser reajustados
periodicamente (prazo mínimo de um ano), de acordo com o estabelecido no contrato.
Quais os
principais cuidados na assinatura do contrato?
Acompanhe abaixo as principais
dicas do Procon-SP e do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) na hora de
assinar o contrato de seguro:
- Verifique atentamente se tudo o que foi combinado
com o corretor está no contrato; é freqüente comum o contrato trazer descritivo
diferente do acertado verbalmente;
- No caso de seguro de vida, responder com o máximo
de sinceridade, não omitir doenças pré-existentes, pois caso sejam verificadas
fraudes, a seguradora têm o direito de não pagar a indenização;
- É preciso muito cuidado no momento da contratação
do seguro, pois a primeira parcela é paga ao corretor; não esqueça de pedir
o recibo com o timbre da corretora, discriminando a que se refere o pagamento;
se o pagamento for em cheque, especificar a que se refere a transação e colocar
nominal à seguradora;
- Quando receber o contrato, ler atentamente as
condições para verificar se estão de acordo com a proposta, que é mais resumida
do que o contrato; se o contrato não estiver de acordo com a proposta inicial,
a pessoa pode cancelar o serviço; por isso, é necessário ter uma cópia da
proposta, para compará-la com o contrato;
- Analise com muito cuidado o que o seguro cobre,
as condições para indenização e quais os cuidados para evitar perder os direitos
do seguro;
- Compare as coberturas que você necessita com
as coberturas colocadas no pacote; veja se o preço de uma apólice que atenda
suas necessidades não é melhor do que o preço do pacote fechado; se a seguradora
não faz um contrato de acordo com suas necessidades, veja se outras no mercado
fazem.
Quais as
principais reclamações dos consumidores?
Os principais problemas
dos consumidores com as seguradoras são referentes à indenização. No caso do
seguro de vida, omissão de informações sobre a saúde do segurado pode dar argumento
para a seguradora não pagar. Outro problema comum é a seguradora ter um procedimento
demorado na verificação das causas do acidente. Nos seguros de automóveis, algumas
seguradoras se negam a pagar indenização se o segurado infringiu as leis de
trânsito. Os argumentos são muitos. Nestes casos, o segurado pode ter que recorrer
à Justiça ou ao Procon para ter seu direito garantido.