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Importância dos documentos no seguro
Ler atentamente toda documentação envolvida com a compra de um seguro é muito importante. Se não entender o que está escrito, simplesmente não assine o contrato. Não adianta comprar algo que você nem sabe se interessa. Seguro não deve ser conforto psicológico, mas garantia real. Para a contratação de um seguro, é preciso passar por três etapas de documentos: a proposta, o contrato e a apólice. A proposta é um documento preliminar, onde as partes - segurado e seguradora - estabelecem a primeira conversação. É o documento que servirá de base para que a seguradora avalie o que a pessoa quer segurar, a qual valor, para cálculo de prêmios etc. Lembre-se: quem inventa dados, omite ou altera fatos para poder fraudar o seguro, e conseguir pagar um prêmio menor, é candidato a ter o seguro cancelado, com a perda do prêmio. Na hora de fazer o contrato, a seguradora aceita as declarações de boa fé. Mas na hora de pagar indenização, tudo o que despertar suspeita será verificado. O contrato estabelece as obrigações de fato entre segurado e seguradora. O contrato deve trazer claramente os dados do segurado e da seguradora, os riscos cobertos, a área de cobertura (quando o risco é móvel), o período do contrato, o valor da indenização para cada tipo de risco especificado, o valor do prêmio (preço do seguro) e as condições para o pagamento da indenização. Por último, a seguradora emite a apólice de seguro, quando aceita a proposta. Todos os dados previstos no contrato devem constar da apólice. Porém, como prevenção, o segurado deve também ler a apólice com cuidado, para saber se o contratado foi respeitado. A prática mostra que pode haver sérias lacunas entre os dois documentos, em prejuízo do consumidor. A seguradora tem 15 dias para aceitar ou não a proposta. Ainda como documentação, por ocasião da proposta, o segurado deve fazer uma declaração detalhada dos bens a segurar, para melhor avaliação e cobertura de perdas em caso de sinistro. A seguradora também pode, a seu critério, fazer vistoria para garantir a qualidade da avaliação antes de emitir a apólice. Este documento de vistoria faz parte da documentação que deve ser guardada pelo segurado.Veja abaixo a lista de documentos necessários para o caso de sinistros cobertos por seguro residencial. A listagem está dividida por tipo de cobertura. Se sua apólice traz coberturas diversas, pode ser que a lista de documentos esteja dividida em mais de um segmento. A consulta deve levar todas as coberturas em consideração. 1. Incêndio, queda de raio, explosão, tumultos e assistência 24 horas · Carta de aviso de sinistro; · Boletim de Ocorrência Policial; · Certidão do Corpo de Bombeiros; · Laudo Pericial; · Inquérito Policial; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição/restauração dos bens sinistrados; · Escritura ou registro do imóvel; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados; · Contrato de locação; · Questionário de danos elétricos. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 2. Roubo ou furto qualificado do conteúdo residencial · Carta de aviso de sinistro; · Boletim de Ocorrência Policial; · Laudo Pericial; · Inquérito Policial; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição ou restauração dos bens sinistrados; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 3. Desmoronamento · Carta de aviso de sinistro; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição ou restauração dos bens sinistrados; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 4. Vento forte, granizo, queda de aeronave, fumaça e veículos terrestres · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição ou restauração dos bens sinistrados; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados; · Boletim meteorológico. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 5. Quebra de vidros · Carta de aviso de sinistro; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição/restauração dos bens sinistrados. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 6. Danos Elétricos · Carta de aviso de sinistro; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição ou restauração dos bens sinistrados; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados; · Questionário de danos elétricos. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 7. Despesas Fixas Cobertura com gastos fixos em função de sinistro previsto na apólice. · Carta de aviso de sinistro; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Comprovantes de despesas de aluguel; · Contrato de locação. Observação: a seguradora pode exigir documentação complementar, necessária à indenização do sinistro. 8. Roubo ou furto qualificado de aparelhos eletrodomésticos em residência de veraneio · Carta de aviso de sinistro; · Boletim de Ocorrência Policial; · Laudo pericial; · Inquérito Policial; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição ou restauração dos bens sinistrados; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados. 9. Responsabilidade civil familiar · Carta de aviso de sinistro; · Boletim de Ocorrência Policial; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens; · Relação detalhada dos prejuízos; · Três orçamentos para reposição ou restauração dos bens sinistrados; · Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados; · Comprovante de vínculo empregatício. 10. Acidentes pessoais · Carta de aviso de sinistro; · Boletim de Ocorrência Policial; · Inquérito Policial; · Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens. 11. Outros documentos necessários em caso de sinistro de acidentes pessoais Em caso de morte: · Carta de declaração dos beneficiários; · Certidão de óbito (original ou cópia autenticada); · Documentos de habilitação dos beneficiários; · Boletim de Ocorrência Policial (morte acidental). Em caso de Invalidez: · Relatório médico definitivo com descrição da lesão e respectivo grau de invalidez; · Boletim de Ocorrência Policial (acidente). 12. Documentos para Habilitação dos Beneficiários · Cônjuge: Certidão de casamento. · Pais: Cópia de um documento de identidade do segurado que conste a filiação e cópia dos documentos de identidade dos pais (envolvidos). · Companheiro (a): Cópia de um documento de identidade da companheira/companheiro e comprovantes da condição, como documento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). · Filhos: Certidão de Nascimento ou documento de identidade dos filhos onde conste a filiação. · Irmãos: Certidão de Nascimento do segurado e dos irmãos ou cópia dos documentos de identidade do segurado, dos pais e irmãos.
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